Esta opção permite o ajuste fino da configuração de precisão vertical do scanner e principalmente se refere à cópia onde a relação entre os comprimentos do original devem permanecer em proporção. Os exemplos são desenhos de engenharia, mapas e talvez até alguns tipos de posters de arte.
Durante o escaneamento, uma imagem original é digitalizada à medida em que passa pelo scanner. Uma por vez, as faixas finas da imagem são processadas à medida em que passam pelas câmeras. A precisão vertical é diretamente afetada pela velocidade com que isso acontece. Uma precisão vertical irregular torna as linhas verticais na imagem escaneaeda maiores ou menores que as mesmas linhas do original. A precisão de escaneamento vertical é ajustada e configurada mecanicamente durante a produção do scanner. Esta configuração é extremamente precisa e mais que adequada para a maioria dos propósitos.
Se você necessitar de precisão muito alta, pode modificar a precisão vertical para um valor entre -1% e 1%. As configurações positivas significam que a distância entre as linhas de escaneamento serão aumentadas, ao passo que as configurações negativas significam que a distância entre as linhas de escaneamento serão reduzidas. Ao sair da caixa de diálogo Configuração do Scanner, o valor modificado é armazenado na memória não volátil do scanner e pode ser alterada apenas ao se refazer a configuração.
O procedimento para ajuste da precisão vertical seria escanear um original preciso e medir a distância vertical entre os pontos na imagem em um sistema CAD ou GIS. Em seguida, comparar com as medidas físicas similares entre os pontos no original. Você deve escanear com a resolução de escaneamento que será utilizada posteriormente para o resultado final.
|